Estamos iniciando nossa seção de receitas como um curso de culinária, um curso de Sushi. Prato famoso que hoje virou parte da dieta do brasileiro, o Sushi é uma receita antigo do Japão e que é muito saudável e com poucas calorias, onde os principais ingredientes são o arroz, o peixe e legumes. Nossa primeira aula será para a confecção do arroz, o mais importante ingrediente dos famosos enrolados (makis), tipos de Sushi muito apreciados.
O Shari, ou o arroz para o Sushi é o principal e mais cuidadoso ingrediente no que diz a preparação do prato, vamos abaixo explicar como confeccioná-lo:
Ingredientes para o molho Su:
1 garrafa de vinagre de arroz Tozan (750 ml)
3 copos de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1/2 colher de chá de aji-no-moto
1 pacote de hondashi (opicional modifica um pouco a tonalioda mas o gosta fica muito melhor)
50 ml Saquê de cozinha
Procedimento para a confecção do molho Su:
Misturar numa panela o vinagre, o açúcar, o sal e o aji-no-moto e levá-lo ao forno. Mexer com uma colher de pau até o açúcar dissolver sem deixar levantar fervura. O resultado será um molho agridoce de cor clara que será usado para temperar o arroz.
Obs: As quantidades acima descritas podem ser mudadas afim de conseguir um tempero mais doce ou acre no arroz, fica a gosto do Suhimen que o está fazendo.
Ingredientes para o Arroz (Shari):
1 Kg de arroz Nishiki, Yanagi ou Califórnia (do tipo grão longo)
1 kombu de 10 cm x 10 cm (opicional)
Preparo do Arroz (Shari):
1- Lavar 3 vezes o arroz,numa cuba não no escorredor para não quebrar os grãos.
2- Depois de lavado colocar de molho por 20 minutos.
3- Em uma panela com um litro de água (para cada quilo de arroz use um litro de água, se você resolver cozinhar dois quilos, use dois litros de água ), colocar um pedaço de alga desidratada (Kombu) de 10cmx10cm (Opicional)
4- Levar ao fogo alto depois de deixar temperado por cerca de dez minutos no caldo de Kombu com duas colheres de sopa de Saquê de cozinha.(Só se utilizar o Kombu)
5- Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais cinco minutos
6- Desligar o fogo e deixar descansar por mais dez minutos, não destampando a panela para que o arroz cresça por igual.
7- Passar o arroz para uma vasilha grande (recomenda-se de madeira) para temperar o Shari, e poder misturá-lo a vontade sem amassá-lo.
8- Colocar o tempero sobre o arroz e misturá-lo com uma colher de pau.9- Abanar com uma ventarola ou ventilador (de preferência) enquanto seca o arroz até ela ficar com um brilho.
10- Deixar esfriar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário